A situação é agravada quando esses fios, muitas vezes inservíveis, se desprendem e se espalham pelas ruas, aumentando o potencial de acidentes, especialmente para motociclistas e pedestres desavisados.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Alegrete, em colaboração com o Procon e o setor de iluminação, juntamente com a RGE e as empresas de telefonia que prestam serviços na cidade, iniciou uma operação para a retirada desses fios telefônicos obsoletos e perigosos.
O serviço teve início na Rua Gaspar Martins, pelo calçadão Hélio Ricciardi, e se estenderá até o final dessa rua, no centro da cidade. A operação conta com a supervisão do vice-prefeito Jesse Trindade, do supervisor de negócios da RGE, Thiago Paz, e do diretor do Procon, Gefferson Cambraia. Além disso, representantes das empresas de telefonia e do setor de iluminação da Prefeitura também estão acompanhando de perto o trabalho das equipes.
É importante ressaltar que o trabalho está sendo realizado com extremo cuidado e seguindo todas as normas de segurança necessárias para proteger aqueles que estão envolvidos na operação, especialmente aqueles que trabalham nos postes.
Arrombador que foi impedido de entrar em residência agride proprietária com golpe de madeira
Após a conclusão desta etapa, o plano é estender o serviço para outros pontos da cidade, embora a data para essa continuação ainda não tenha sido definida.