PMs são requisitados para falarem sobre prevenção à violência nas escolas

A visita comunitária escolar ganhou um novo formato na cidade de Alegrete.

Agora, a presença da Brigada Militar em sala de aula se dá por meio de palestras específicas para algumas turmas. Essa iniciativa busca promover uma maior integração com a comunidade escolar e realizar um trabalho preventivo em relação à segurança e à violência nas escolas.

Uma equipe da Brigada Militar, composta pelo sargento Maia e soldado Busnelo, já realizou roda de conversa em sala de aula com alunos das escolas Alcy Cheuiche e Lions Clube. Os temas abordados foram a violência nas escolas, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o programa Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e condutas de alunos que podem caracterizar ato infracional.

Gratidão tem nome, endereço e família; e tudo começou numa tragédia na RS 118

O objetivo dessas palestras é estimular o diálogo e a reflexão dos estudantes sobre esses assuntos tão relevantes. A presença da Brigada Militar nas escolas permite que os alunos tenham um contato direto com os profissionais da área de segurança, esclareçam dúvidas e compartilhem suas preocupações.

A Escola José Antônio Vilaverde Moura também solicitou a visita da Brigada Militar, e a equipe está programada para realizar uma nova palestra. A direção da escola reconhece a importância desse tipo de ação para fortalecer a segurança no ambiente escolar e garantir o bem-estar dos estudantes.

Idosa, deficiente visual, perde tudo em incêndio no bairro Canudos

Para o tenente Nei Machado, comandante da Brigada Militar em Alegrete, esse novo formato de visita comunitária escolar representa um processo de integração mais próxima com toda a comunidade escolar. Ele ressalta que o trabalho preventivo é fundamental para evitar situações de violência e garantir um ambiente seguro e propício para o aprendizado.

A iniciativa da Brigada Militar tem despertado o interesse de outras escolas da região, que também estão solicitando a presença dos profissionais para abordar temas relacionados à segurança escolar e prevenção da violência. Essa demanda evidencia a relevância de se promover esse tipo de diálogo e conscientização dentro das instituições de ensino.

A integração entre a Brigada Militar e as escolas proporciona um ambiente favorável ao estabelecimento de relações de confiança e parceria. Dessa forma, os estudantes se sentem mais seguros e amparados, enquanto a comunidade escolar como um todo pode contribuir para a construção de um ambiente escolar saudável e livre de violência.

Em tempos em que a segurança nas escolas se torna uma preocupação cada vez mais presente, a iniciativa da Brigada Militar em promover palestras e diálogos direcionados aos estudantes, é um passo significativo na busca por soluções preventivas.

Fotos reprodução BM

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários