A Polícia Civil apreendeu 221 bovinos em uma propriedade às margens da BR 472, em Itaqui, na Fronteira Oeste do RS. De acordo com a investigação, os animais foram obtidos por meio de estelionato.
Ninguém foi preso, já que o suposto autor do crime não estava mais em situação de flagrante, aponta o delegado Flávio Martins, de Itaqui, responsável pelo caso.
Alegretense está desaparecido desde a última sexta-feira
De acordo com a polícia, duas vítimas procuraram as autoridades após perceberem que haviam caído no “golpe do falso depósito” e não tinham recebido o dinheiro relativo à venda do gado.
Segundo o delegado, o valor total que deveria ser pago pelos animais seria de R$ 525 mil. Os animais voltaram à posse dos antigos donos, que passam ser fiéis depositários (ou seja, ficam sob posse dos bovinos durante o processo judicial).
Golpe do falso depósito
No golpe do falso depósito, o estelionatário deposita, no caixa eletrônico, um envelope supostamente contendo os valores devidos. O caixa eletrônico emite um extrato do depósito do envelope com os valores, a confirmar. O estelionatário apresenta este comprovante de depósito para a vítima mas não informa que o conteúdo do envelope ainda vai ser confirmado pelo banco. A vítima realiza a entrega da mercadoria mas não recebe o dinheiro.
“A melhor forma de se proteger é somente entregar a mercadoria após confirmar que o dinheiro entrou na conta do vendedor”, diz o delegado.
Fonte: Polícia Civil RS