O projeto visa familiarizar os estudantes com conceitos relacionados aos serviços públicos e à importância dos tributos desde cedo.
Inicialmente, os alunos exploraram seus conhecimentos prévios sobre o tema, utilizando recursos como a criação de nuvem de palavras e a produção de animações audiovisuais fornecidas por outros municípios gaúchos. Além disso, foi explorada a obra literária “O Jardim dos Tributos” da escritora Patrícia Albuquerque.
A alegretense que luta pela plenitude de defesa e do cumprimento da Lei de Execução Penal
A proposta educativa também incluiu atividades práticas, como a transformação de quadrinhos em histórias em quadrinhos virtuais por meio da plataforma ClickIdeia. Durante essas atividades, os alunos puderam compreender a importância de cada contribuinte no sistema de arrecadação de impostos, a necessidade de exigir a nota fiscal em suas compras e identificar práticas como sonegação de impostos e corrupção.
Réus de crime em bar da Zona Leste são condenados a 46 anos de prisão
Essas experiências interativas continuarão ao longo do ano letivo, com o objetivo de trazer questões do cotidiano para a sala de aula e promover a construção do pensamento crítico e reflexivo sobre o uso dos serviços públicos e a importância da arrecadação e do bom uso dos impostos para a qualidade de vida de todos os cidadãos.