Vem aí o Festival Internacional Sesc de Música 2023

A cidade de Pelotas já se prepara para receber músicos de diversas partes do mundo. Após quase três anos sem o Festival Internacional Sesc de Música, o evento está confirmado para 2023, entre os dias 16 a 27 de janeiro.

O lançamento oficial ocorre na próxima terça-feira, 12 de julho, às 19h, no hall de entrada da Prefeitura Municipal de Pelotas (Pr. Cel. Pedro Osório, 101) para convidados, autoridades e imprensa.

No dia da cerimônia, inicia também o período de inscrições de alunos de todo o Brasil e do outros países para os cursos de instrumentos, canto lírico, choro, com práticas de música de câmara, de orquestra e de banda sinfônica, oferecidos no Festival.

Os selecionados terão contato com 46 professores reconhecidos mundialmente em academias, conservatórios de música e orquestras com origem, além do Brasil, dos Estados Unidos, China, Chile, Itália, Portugal, Alemanha, Rússia, Bielorússia e Japão.

A 11ª edição mantém os tradicionais cursos de 18 instrumentos de Música de Concerto: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão para Música de Concerto, Piano, além de Canto Lírico, Composição e aulas de Choro (que integra as práticas de Violão, Sopros, Acordeom, Bandolim, Percussão e Cavaquinho).

Além das capacitações oferecidas, durante o Festival, os alunos têm a oportunidade de participar de Recitais de Música de Câmara, Prática de Orquestra, Prática de Banda Sinfônica e de Choro.

Músicos e estudantes poderão realizar as inscrições até o dia 12 de agosto pelo site www.sesc-rs.com.br/festival, com possibilidades de bolsas integrais e parciais, além de espaço para alunos das instituições parceiras – UFPEL, e os Projetos Sociais da Escola da Ospa e Vida com Arte da Unisinos.

Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural.

Ela quer ser advogada, mas precisa enfrentar as barreiras da deficiência visual

No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O evento tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas (RS) e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas e a Faculdade Senac.

Alegretense- mãe de filho “especial” escreve livro que diz ser um grito pela inclusão

11º Festival Internacional Sesc de Música

O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais

Data: De 16 a 27 de janeiro de 2023, em Pelotas

Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade

Classes de Música de Concerto: turno da manhã
Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde
Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino
Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o Coordenador da área)

Cursos disponibilizados:
Música de Concerto
Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo | Harpa
Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote
Trompa | Trompete | Trombone Tenor | Trombone Baixo | Tuba 
Saxofone | Eufônio | Percussão | Canto Lírico | Piano | Composição 
Choro (Violão, Sopros, Acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho)
Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica (não há inscrição. Serão realizados pelos alunos selecionados para os cursos de instrumentos)
Música de Câmara (recitais serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos).

Foto: Sesc (Divulgação)

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários