Era 20h30min, da quinta-feira (7), quando o rio Ibirapuitã atingiu a cota de inundação. O acumulado da chuva alcançou 70mm. Nas últimas 24 horas chega a 77,2 mm conforme dados da estação automática CPRM/ANA.
Na manhã desta sexta-feira (8), o nível do rio estava em 10,44m, com projeção da Defesa Civil que a cada hora o nível eleve 3 cm. A reportagem esteve no ginásio do IEEOA/ECM onde já estão oito Famílias desabrigadas.
Homem fecha porta de loja e tenta agarrar trabalhadora em Alegrete
São 15 pessoas desabrigadas, entre elas crianças que estão no local, em sua maioria moradores do bairro Macedo. Ainda nas primeiras horas, a maior necessidade dos desabrigados era água potável. Duas mulheres haviam buscado água próximo a rodoviária da cidade para começar o dia.
Evento raro: vaca no interior de Alegrete dá à luz trigêmeos em parto natural
Em contato com o diretor da Defesa Civil de Alegrete Renato Grande, já existe uma mobilização com visitas nos abrigos. A secretaria de assistência social está fazendo o levantamento das necessidades dos flagelados. Alegrete contabiliza 27 famílias desalojadas num total de 80 pessoas.
Os bairros atingidos com a inundação do rio são Vila Nova, Santo Antônio, Canudos, Macedo e Promorar. O município possui dois abrigos ativos, um no ginásio do Oswaldo Aranha e no antigo Posto do Bairro Macedo. A Defesa Civil disponibiliza os telefones (55) 3961 1707 / (55) 991589544.
Desde a madrugada equipes da prefeitura e voluntários trabalham para ajudar as vítimas de mais uma enchente no município. Além da força tarefa montada pelo Exército Brasileiro.