Camara Violeta, um personagem do 42º Efipan que sempre vê motivos para sorrir

Camara Violeta, um personagem do 42º Efipan que sempre vê motivos para sorrir

O uruguaio nascido em Montevidéu, Victor Miguel Alamo Lima, é daquelas figuraças. Está em Alegrete desde o dia 18, acompanhando a delegação do Sub-14 do Defensor Sporting Club no 42º Efipan.

Mulher é agredida com tapas, chutes e socos; autor foi preso em flagrante

Aos 62 anos, Victor possui 10 netos, um deles é Lukas Alamo, lateral direito camisa 4 do Defensor, mais conhecido como “Del Tigre”.

Hospedado no hotel São Jorge, Camara Violeta é de sorriso fácil. Aposentado, o mecânico de retífica de motores trabalhou por 42 anos consertando automóveis. Carrega no sangue a paixão por futebol. Seu tio-avô foi o segundo maior artilheiro do clube com 106 gols e campeão mundial em 1928 com o Uruguai.

A família é toda Defensor, uma paixão ilimitada. O neto Lukas ainda era pequenino quando escreveu uma carta – Eu sou Lukas, tenho 5 anos. Alegre-se, quero cumprimentá-lo, eu quero ser jogador de futebol – e junto com o avô foi entregar a correspondência na casa de Suarez, o craque uruguaio e hoje artilheiro gremista. Na época, Suarez estava indo jogar a Copa do Mundo e o fato repercutiu nos jornais uruguaios.

Mas Camara Violeta traz consigo uma história bonita. Pergunto se jogou futebol, diz que não, a mãe cortou o esporte e mandou ele estudar. Divertido e sorridente, Victor é um motivador nato. Acompanhando os treinos da equipe no Uruguai, sempre atento, ele conversava com pais dos meninos e sempre levava um palavra de incentivo. Falava com os jogadores, animava o grupo com palavras positivas.

Foi então que, com surpresa foi “intimado” a vir até Alegrete. Conta que foi uma alegria quando os atletas souberam da participação dele no evento.

O apelido é pelas filmagens (câmera) e uma das cores do clube (violeta). Ele conta que já fazia filmagens do neto jogando e postava nos canais de internet. Possui conta no Youtube, Instagram e Facebook. E como um mantra – Nunca dejes de sonreir – Victor leva palavras motivacionais.

“Independentemente da situação, durante as 24 horas do dia, nunca deixe de sorrir. Sempre tem um momento para sorrir”, afirma o carismático uruguaio. Victor fala que postava vídeos reais de coisas engraçadas e aquilo motivava o sorriso das pessoas em algum momento.

Conta que um ex-colega de escola perdeu a esposa devido a um câncer. E nos últimos minutos de vida – numa cama de hospital falou ao esposo – nunca deixe de sorrir, faça que nem o Victor – aquilo o deixou muito orgulhoso e com o coração confortado, embora diga que tenha chorado um rio inteiro.

Com o coração radiante, Victor é só alegria em Alegrete. Já falou para o prefeito Márcio Amaral com quem tirou uma foto: Nunca dejes de sonreir.

Camara Violeta é assim, conversa com todos e irradia alegria por onde passa. Já registrou muito momentos no Efipan. Uma história que retrata bem o papel de Victor é depois de duas derrotas do Argentino Juniors, ele viu os meninos bem tristes e foi lá e levantou o astral do grupo. “Se você perde, você acaba ficando mais forte”, com essa frase ele ganhou apreço dos argentinos.

Coincidência ou não, na partida seguinte a equipe conseguiu a primeira vitória no torneio e festejou com o amigo Camara Violeta.

Victor conta que chega dos jogos e invade a madrugada mandando fotos e vídeos. “Alegrete arriba”, assim ele define. Compartilha tudo que pode, colocando a cidade para o mundo.

“Estou muito feliz de conhecer Alegrete, a hospitalidade é incrível aqui. O evento é fantástico, um êxito internacional, realço o trabalho e esforço do pessoal daqui que organizou o evento. Não é fácil. Aqui passaram muitos craques. Parabéns”, resume Camara Violeta.

Réu que acertou tiro, por erro de pontaria, em namorada de desafeto, foi condenado a mais de 16 anos de prisão

Ele conversa com todos. Daquele que varre ao que usa terno e gravata. Todos são iguais e devem sorrir, embora tenham um dia triste. Tem que respeitar para ser respeitado, ensina o uruguaio.

Camara Violeta, explica que para jogar no Defensor precisa ser gente boa e estudar, o futebol vem depois. E isso reflete nos meninos, que ele tanto motiva e ressalta: Nunca dejes de sonreir.

Victor está radiante, nesta sexta-feira (26), recebe parte da família em Alegrete. A partida contra o Olímpia, será mais um jogo, adverte ele. “Quem tiver mais competência vai vencer”, argumenta. Embora já adiante que com qualquer resultado na vida, nunca devemos deixar de sorrir.

Mais um ataque de pitbull, desta vez a vítima foi um ciclista na Vera Cruz

Fotos: reprodução

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários