Chuva superou os 100 mm e Alegrete contabiliza estragos do temporal.
Vento forte, raios e muita chuva castigou os moradores de Alegrete desde a noite de quarta-feira. A chuva que invadiu essa madrugada causou vários transtornos.
Muitos bairros ainda estão sem energia elétrica e alguns tiveram residências alagadas por conta de enxurradas em locais próximo ao Arroio Regalado em bairros da Zona Leste.
ARROIO REGALADO
A Defesa Civil do município já está fazendo levantamento e atendendo os casos emergenciais.
Nas primeiras horas da manhã, equipes da secretaria de infraestrutura já estavam a campo, atendendo os primeiros chamados. O vice prefeito, Jesse Trindade dos Santos acompanhou o secretário Mario Rivelino verificando as necessidades mais urgentes.
De acordo com registros do CEMADEM, foram 114,6 milímetros de chuva aqui na cidade e em algumas locais do interior chegou a 140 mm.
Além da queda de árvores, postes e a enxurrada que invadiu casas, na madrugada, o mesmo problema se repetiu na cidade.
A falta de cuidado com o descarte de resíduos sólidos é uma situação que requer sempre cuidados. O problema fica exposto em dias de chuvas fortes em entradas das bocas de lobo.
O lixo que é colocado sem cuidados, muitas vezes, em locais irregulares é trazido pela força da água e fica na entrada dessas bocas de lobo que foram feitas para dar vazão a água da chuva.
Até colchões e outros tipos de resíduos foram encontrados pela equipe que percorreu bairros para ver a situação in loco.
A previsão é de que a instabilidade continue durante o dia em Alegrete e região.
Vera Soares Pedroso