Coleta seletiva de lixo terá caminhão e horários diferenciados; veja os detalhes

A Coleta Seletiva, implementada em setembro de 2019 no município, tem sido uma importante iniciativa para promover a sustentabilidade e preservação do meio ambiente em Alegrete.

Coleta seletiva de lixo completa dois anos, mas parte da comunidade não faz sua parte
Coleta seletiva de lixo completa dois anos, mas parte da comunidade não faz sua parte

Com a finalidade de tornar a população consciente sobre a importância da separação correta dos resíduos, a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) divulgou o cronograma atual.

Marlene Feijó deixa um grande legado: retidão, devoção à eduçação e muito conhecimento

O serviço de Coleta Seletiva é realizado por um caminhão diferenciado, que percorre as principais ruas e avenidas, tanto na região central quanto em alguns bairros da cidade. Três vezes na semana, conforme itinerário, os recicláveis que estão nos contentores azuis são recolhidos, entretanto, em algumas ruas que não possuem contentores, o caminhão recolhe os materiais recicláveis que estão em frente às residências.

Abaixo o cronograma detalhado da Coleta Seletiva:

Segundas , quartas e sextas:

  • 7h30: Barão do Cerro Largo / Av. Eurípedes Brasil / Av. Dr. Lauro Dornelles (da Praça Nova até a rua Venâncio Aires) / Av. Assis Brasil / Avenida Rondon / Centro Administrativo Municipal (Rua Major Cezimbra) / Avenida Liberdade;
  • 13h: Avenida Ibicuí / Avenida República Riograndense;
  • 19h: Rua Dos Andradas – (sem contentor) / General Vitorino (da Praça Getúlio a Dr. Lauro);
  • 19h30: Vasco Alves (Dr. Lauro a Praça) / Venâncio Aires (Dr. Lauro a Tiradentes) / General Sampaio – (sem contentor – da Rua Pres.Roosevelt a Marquês do Alegrete) / Gaspar Martins – (calçadão a Dr.Lauro)

Terças, quintas e sábados:

  • 7h30: Bento Manoel / Vinte de Setembro (Dr. Lauro até a Av. Eurípedes) / Barão do Amazonas (toda rua – somente 1° quadra com contentor, restante sem) / Mariz e Barros (1°quadra) / Demétrio Ribeiro (toda rua, 1° quadra com contentor) / José Bonifácio (1° quadra) / Dr. Quintana (1° e 2° quadras) / Nossa Senhora do Carmo (1° quadra) / General Neto (1° quadra) / Luiz de Freitas (da Joaquim Nabuco até a Praça Getúlio Vargas) / Coronel Cabrita (1° quadra) / Calçadão / Praça Gal. Osório / Maurício Cardoso;
  • 13h: Avenida Tiarajú / Bairro Capão do Angico;

É importante destacar a necessidade da participação da população na separação correta dos resíduos, contribuindo para a construção de um ambiente mais sustentável. Ao realizar a distribuição adequada, os materiais  podem retornar ao ciclo produtivo por meio da reciclagem, evitando o consumo excessivo de energia e a extração de recursos naturais. Além disso, a coleta seletiva gera emprego e renda para muitas famílias que dependem desses materiais.

Dimorvan, um pedreiro de muitos amigos, não resistiu a um infarto e morreu aos 65 anos

Os resíduos coletados são entregues à Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos de Alegrete (COCARSAL) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Tiarajú. Essas instituições possuem termo de compromisso com o município, que as habilita a receber os materiais recicláveis.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) reforça a importância da população seguir o cronograma da Coleta Seletiva para garantir o sucesso dessa iniciativa ambiental.

Se inscrever
Notificar de
guest

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Christina

Sou moradora do Bairro Vera Cruz, infelizmente, separo o lixo, mas nas imediações não há coleta seletiva do lixo.