Décio Marini, detentor do maior acervo fotográfico da cidade, agora é cidadão alegretense

Numa proposição do vereador Anilton Oliveira, a Câmara outorgou na noite de quarta-feira (23) o título de Cidadão Alegretense ao senhor Décio Gotardo Marini, aprovado por unanimidade na Casa.

Decio Marini


A sessão solene reuniu lideranças empresariais, segmento onde o homenageado é atuante há décadas, assim como fotógrafos de diferentes gerações, já que Décio Marini dedica-se a esse ofício com invulgar talento. E foi através da fotografia, que Marini devolveu a Alegrete o carinho e a acolhida que sempre recebeu da comunidade.

João- o mestre no raro trabalho de fazer cercas de pedras em Alegrete

Decio Marini

A Stop Fotografia, empresa que leva seu nome em sociedade com Elton Linhares, há mais de 30 anos mantém acervo das principais fotos antigas de Alegrete, todas com informações históricas. A partir de 2012 e pelos cinco anos seguintes, Marini dedicou-se a fotografar toda a cidade, permitindo uma viagem no tempo desde as origens até os dias atuais.

Somente a solidariedade pode realizar o desejo de Juliano voltar ao trabalho

Decio Marini

Muito mais fez pelo Alegrete.

Tudo isso foi destacado pelos vereadores Itamar Rodriguez, Fábio Perez, Eder Fioravante, Ênio Bastos e Anilton Oliveira, que presidiu a sessão e foi o proponente da homenagem. Em destaque também as falas do professor Alair Almeida, que se diz discípulo de Marini na fotografia, e de Adão Faraco, o ex-prefeito que fez questão de prestigiar a homenagem.

Jogo do Brasil na Copa altera horário de bancos e lotéricas

Na plateia, figuras da cena cultural como Derli Chapéu Preto Vieira, Elci Alfaro e Paulo Mittidieri; da cena política, como Osvaldo Chibiaque; e da cena empresarial, como Deonir Martini e Luiz Alberto Izolan. Entre os fotógrafos, destaque para Eduardo Dudu Silveira, da nova geração, e Zorzi, representando a “velha guarda”.

Decio Marini

Os filhos Bolivar e Ruana Marini acompanharam a sessão, dividindo a emoção pelo reconhecimento à trajetória do pai.

Foi uma sessão cheia de significados, onde a importância dos registros históricos de Decio Marini estiveram em primeiro plano, complementadas pelas outras tantas atividades do empresário e fotógrafo que o fazem um verdadeiro Cidadão Alegretense.

Informações e fotos assessoria da Câmara de Vereadores

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários