Erialdo, o ciclista entregador de viandas há mais de uma década

O alegretense Erialdo Dolores Bitencourt é daqueles brasileiros que não desiste nunca. Típico guerreiro que não tem tempo ruim. Faça chuva ou faça lá vai ele trabalhar numa possante bicicleta cargueira que chega a pesar 42 quilos na hora do pique.

São no mínimo 15 km por dia entregando vianda e arrecadando os recipientes para o outro dia. Aos 44 anos, em 2023 ele completa 15 anos entregando viandas. Detalhe não faltou um dia de trabalho nessa década e meia.

Especial Semana da Mulher| A caibateense que conquistou Alegrete

A reportagem do PAT acompanhou a rotina do entregador de viandas que utiliza uma bicicleta. Erialdo acorda pouco depois das 8h, toma um chimarrão, um cafezinho e logo sai para o trabalho. O uniforme, é uma bombacha, camisa colete de segurança, chapéu e um par de coturno. Diz que cultiva as tradições e a bombacha não pode faltar. Faz questão de usar máscara, pois trabalha com alimentos e no dia a dia conversa com diversas pessoas.

Bastante comunicativo, o trabalho inicia por volta das 9h30, e já na chegada Erialdo conversa com toda equipe. Abre a porta da cozinha e avisa que está sendo entrevistado. Logo começa o carregamentos das viandas. Dos três entregadores em domicílio, apenas ele usa a bike, os outros trabalham de carro.

Sequestro relâmpago ocorreu no final da manhã de sábado, no centro da cidade

No total são 40 viandas por dia, o que necessita duas voltas pela cidade. A rota passa pelo centro, Vila Nova, Rui Ramos, Santo Antônio, Bairro Macedo, Vila Isabel, Independência e João XXIII.

O roteira inicia às 10h, e daí em diante são cerca de 2 horas e meia pedalando. Entrega uma vianda e pega outra vazia. No trajeto Erialdo é metódico, não conversa e por vezes anda contramão para encurtar caminho. – Não posso atrasar, se não o cliente fica bravo – explica.

Dandara, a estrela que brilha nos Estados Unidos matou saudade de sua terra Natal

O trânsito é tranquilo para o ciclista que acostumou a pedalar pelas ruas fervilhando de carros no horário próximo ao meio dia.

Erialdo é casado com Fabiana Montes D’Oca, e tem dois filhos, Brenner e Brender e uma neta, a Letícia. Foi entregador de jornal por dois anos, e durante 10 anos empreendeu como vendedor de frango assado. Possui o 2º Grau completo e nas horas vagas faz serviços de limpeza e jardinagem. Seu hobby é fazer trilhas em estradas pedalando sua mountain bike.

De uma simplicidade, ele relembra da dificuldade da família. Morador do Bairro Macedo, aprendeu a trabalhar desde guri para garantir seu sustento e ajudar na família. Torcedor nato do Por do Sol, escola que foi integrante por 12 anos, Erialdo diz que esse ano não acompanhou o carnaval.

O serviço encerra próximo às 12h30min, horário em que o almoço já está na mesa no trabalho. Tem dias que ele opta por levar a refeição para casa. Afinal, no outro dia começa tudo de novo, assim como ele tem feito nos últimos 15 anos pelas ruas da 3ª Capital Farroupilha.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários