Estiagem está secando o Ibirapuitã em alguns pontos

Os efeitos da estiagem na Região Sul vêm se agravando desde o fim do ano passado, causando prejuízos econômicos e ameaçando o abastecimento hídrico.

Estiagem está secando o Ibirapuitã em alguns pontos
Estiagem está secando o Ibirapuitã em alguns pontos

No Rio Grande do Sul, mais de 200 cidades já decretaram situação de emergência.

No último dia 7 de janeiro, depois do levantamento de perdas na agricultura e pecuária pela EMATER, Sindicato Rural, Defesa Civil e Associação dos Arrozeiros devido à estiagem que assola o Município, a Prefeitura emitiu o Decreto de Situação de Emergência em Alegrete. 

Somente acolhimento e fé para minimizar a dor da perda de quem parte prematuramente

Foi considerado que a ocorrência de estiagem na área rural ocasionou a diminuição considerável da capacidade de exploração e armazenamento da água, causando perdas consideráveis nas lavouras de soja, milho, na produção de horticulturas, na apicultura e na pecuária de corte e leite.

Porém, neste sábado(15), imagens enviadas por uma alegretense que reside na localidade do Mariano Pinto, impactam com a gravidade da estiagem que “atorou” o Rio Ibirapuitã.

Milene Londero relata que a pouca água que tem em alguns pontos, não passa da altura do joelho, em outros totalmente sem água.

Abigeatário é preso em flagrante com partes de ovelha abatida

Ela explica que os produtores ainda não estão sofrendo com a falta de água nas residências, mas o quadro é extremamente preocupante.

“Quando criança estudava no Polo do Mariano Pinto muitas vezes ouvia falar que um dia o Rio iria secar, mas confesso que jamais imaginei que iria presenciar” – acrescenta.

Kangas Motoclube fez sua parte para minimizar o frio dos necessitados

Nos últimos dias, devido a um bloqueio atmosférico, Alegrete e demais cidades do Estado, registraram recordes de temperaturas, com máximas acima de 45°C.

A promessa de chuva, a partir de hoje, acusa uma precipitação de no máximo 30mm, até o momento.

“Estamos enfrentando umas das maiores secas de todos os anos. O Rio Ibirapuitã que é o principal Rio do Município de Alegrete, passa pela cidade e chega ao encontro do Rio Ibicuí”- fala Milene.

Em 2020, o menor nível observado do Rio foi 84cm em 11/03/2020.

Em 2021, o menor nível observado foi 72cm em 29/12/2021

Já o nível registrado neste sábado(15), foi de 65cm, conforme dados da estação fluviométrica da CPRM/ANA.


Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários