Fórum busca atender o máximo de pessoas, ainda com algumas restrições

Fórum de Alegrete
Fórum de Alegrete

A juíza, Dra Marcela Pereira, na condição de atual Diretora do Foro da Comarca de Alegrete, informa que desde
o Decreto da Pandemia, em 2020, a Justiça não parou. E o Fórum da Comarca de Alegrete continuou suas atividades e vem se “reinventando”, cada vez mais, para manter os serviços judiciais.


Esclarece que é certo que houve restrições quanto ao acesso físico aos prédios do Fórum, não só em relação ao público externo, mas também ao interno, para evitar aglomeração e contaminação da COVID-19 em escala.
E, mesmo assim, na Comarca de Alegrete, todas as Varas buscaram adaptar-se com a nova realidade com implantação de audiências virtuais e atendimento por vários meios eletrônicos.

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Foram implementados trabalhos remotos, em forma de rodízio, com acesso aos sistemas a distância, inclusive, sem que tal fato diminuísse a produtividade das unidades judiciais.


Concomitantemente,, diz a juíza diretora do Foro, que está ocorrendo o retorno gradual das atividades, no que diz respeito ao acesso físico ao Fórum, por parte de Advogados(as), Promotores(as) de Justiça e Defensores Públicos(as), pois o serviço judicial não parou. Em março/2021, o sistema do TJ/RS foi vítima de “hackeamento”, fato público e notório, episódio que gerou a necessidade de suspensão de prazos dos processos físicos que perdurou aproximadamente 04 meses, causando reflexos diretos na prestação do serviço e na sociedade. Entretanto, tratou-se de medida administrativa da Presidência com validade para todo o Estado.

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-Felizmente essa situação foi superada e os Magistrados dessa Comarca, com o apoio e trabalho dos abnegados Servidores, Oficiais de Justiça, Estagiários e Terceirizados, vêm trabalhando incessantemente para levar a justiça àqueles que a buscarem.


Por fim, a Magistrada informa que atualmente o atendimento se dá pelos seguintes meios:
➔ Segunda-feira à sexta-feira das 13h às 18h:
➔ Presencial: com restrição ao público, sendo permitido o ingresso para os casos
de intimação de comparecimento ao Fórum. Não há necessidade de
agendamento para Advogados, Ministério Publico ou Defensoria Pública;
➔ Central Telefônica;
➔ Balcão Virtual (Celular / WhatsApp): Solicitamos caso de mensagens via
WhatsApp, que as pessoas tenham paciência, porque as mensagens nem
sempre são respondidas imediatamente. Isso porque é preciso conciliar os
trabalhos de cumprimentos dos processos, com o atendimento presencial,
telefônico e ainda via e-mail.

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