Igreja Matriz, um autêntico cartão de Natal

Um dos cartões postais de Alegrete, a centenária Igreja Matriz está com uma iluminação especial para comemorar esta data significativa para a população alegretense, as festas de final de ano que estão com uma outra "roupagem", neste final de ano com a pandemia sob controle no Município.

Igreja Matriz Alegrete
Igreja Matriz Alegrete

O Grupo Ritt, como tradicionalmente faz, há mais de três anos, iluminou a ponte Férrea em razão do Natal e as festas de final de ano. Contudo, esse ano, inovou e também proporcionou à população uma iluminação belíssima na Igreja Matriz e em uma grua que fica em um empreendimento da construtora chamado Évora, na região central.

Gratidão em tempos de pandemia- o diferencial que muda nossa vida

Quem circula pelo centro da pode contemplar os tons natalinos do templo da Matriz. Um jogo de luzes criando todo o simbolismo para a comunidade que está convidada a fazer o registro e reproduzir nas redes sociais marando a RItt Empreendimentos.

Saudade do Alegrete: Lisie, a doutora que realizou o sonho de infância, ser professora

Na noite de sexta-feira(17), também ocorreu a Cantata de Natal da Associação Coral Alegrete, no templo da Igreja Matriz. Todo valor arrecadado será revertido em favor da campanha que deverá ser lançada nos próximos dias para a restauração do telhado da Igreja. Foi mais uma belíssima audição do Coral com selecionado repertório. Para o Padre Pedro Navarro, uma noite de muita emoção e de gratidão.

A Igreja Matriz há 102 anos faz parte da história de Alegrete. Uma importante construção presente na memória individual e coletiva, assim como, na identidade cultural alegretense.

Em estilo gótico, que significa elevar para Deus, a paróquia possui enorme riqueza de detalhes em sua construção e ornamentação, que proporcionam uma unidade harmoniosa, elegante e majestosa. Em seu interior, diversos trabalhos manuais em aço e madeira que, atualmente, são muito difíceis de encontrar quem os faça e que são verdadeiras obras de arte.

O templo, com o seu valor histórico, artístico, de identidade cultural e que está na memória individual e coletiva dos habitantes de Alegrete, tem a Lei de Tombamento do Conjunto da Igreja Matriz instituída desde 2019. Os bens a que se referem a lei de tombamento são: o templo principal, o salão paroquial e a casa paroquial, edificações que possuem grande relevância para a cidade.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários