Meu filho foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e agora?

O diagnóstico preciso é necessário para o início do tratamento.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que altera o desenvolvimento da criança, comprometendo questões como emoções, sentimentos, pensamentos, comunicação e a forma como o indivíduo percebe o mundo a sua volta.

Trabalhador evita que fogo em moto atingisse outros veículos

Cada pessoa com o Espectro Autista tem sintomas que são muito particulares. O TEA manifesta-se na infância, persistindo na adolescência e idade adulta, sendo evidentes nos primeiros cinco anos de vida. Na maioria das vezes, são crianças do sexo masculino. Estima-se que no Brasil existam 2 milhões de autistas diagnosticados ou não.

O nível de funcionalidade intelectual varia, alguns indivíduos podem ter uma vida independente, enquanto outros precisam de auxílio por toda vida. Infelizmente, pelo mundo todo pessoas com TEA sofrem preconceito e são hostilizadas, tendo, até mesmo, a violação dos direitos humanos.

O que fazer depois do diagnóstico: 

1º passo – aceitar;

2º passo – buscar o auxílio de profissionais especializados;

3º passo – incentive seu filho; 

4º passo – não esconda seu filho do mundo. 

AUTISMO

Leis: 

  • Lei Berenice Piana 

Garante assistência social e possibilita o direito a ter atendimento especializado em escolas públicas e privadas. 

  • Lei Romeo Mion

Cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista  (CipTEA), para que possa ser mostrado em todos os lugares.

O PAT quer conhecer seu pet| Um laço de amor para a vida inteira

Dica de série: 

A Netflix, muitas vezes, aborda o tema. Atypical (2017 a 2021) foi uma das séries mais assistidas. Nas quatro temporadas conhecemos a vida e a família de Sam Gardner (Keir Gilchrist), diagnosticado com autismo. Ele tem poucos amigos, não gosta de barulho, nem de toques. Mas algumas coisas diferentes acontecem: a paixão por uma menina, consegue fazer uma amizade… Sam está buscando sua independência, nesse meio tempo muita coisa pode acontecer. 

PAT conversou com a professora especialista Cecília Hohenberger sobre o assunto:

Como os pais podem perceber desde cedo que seu filho é portador do TEA?

Os sinais de alerta podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, a criança não responde ao seu nome, não reconhece os pais, não imita… O diagnóstico pode ser estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino. O suporte mais seguro para os pais acompanharem o desenvolvimento do seu filho é a carteira de vacinação da criança, a partir dos marcos do desenvolvimento disponíveis.

Especial Mulher| Será que vivo em um relacionamento abusivo?

Em Alegrete, quais órgãos gratuitos podem auxiliar os pais e a criança com TEA?

Na escola, após avaliação pedagógica, reunimos a família, é feita a anamnese (conversa entre paciente e profissional), conhecemos o caso e, a partir dessa entrevista, encaminhamos para o CAPSI. Neste local é realizada uma avaliação com psicopedagogos. Após os testes, orientam as famílias a buscar ajuda com o profissional especializado em pediatria indicado para cada situação, como psicólogo, neurologista. ,

Réu que matou vítima a tiro no bairro Sepé Tiaraju foi condenado em sessão do Tribunal do Júri

A APAE faz um trabalho com equipe multidisciplinar, suporte que recomendo pela qualidade dos profissionais que realizam o acompanhamento periódico à pessoa com autismo.

Se inscrever
Notificar de
guest

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Gabriel Barros

Pessoal descobri esse curso que ensina todos os direitos que Autistas tem por lei que 
pode ser útil pra quem esta com alguns duvidas sobre seus direitos

https://bit.ly/Direitodos-Autistas