Primeira noite do Festival da Linguiça Campeira teve grande público e inauguração saudosa

Autoridades relembraram as expectativas para a realização do festival, parabenizaram os produtores rurais e os organizadores que fizeram com que o evento fosse concluído, expectativa é de sucesso e mais edições.

Engana-se quem acredita que o 1º Festival da Linguiça Campeira (FLC) é um projeto recente, pois era um objetivo do Centro Empresarial desde 2011. Alegrete possui o título de Capital Estadual da Linguiça Tradicional Campeira, desde 2020, pela Lei nº 15.468 de 26 de março de 2020, de autoria do deputado estadual Luiz Marenco, o evento inaugurou oficialmente repleto de autoridades de todo estado. Com início às 20h, dispôs de intérprete de LIBRAS e um público ansioso pela largada oficial do festival. Representantes de diversos segmentos estavam presentes, como as soberanas da MERCOMIX 2023, de Manoel Viana, as Misses Universo e Popularidade de Alegrete, as Embaixatrizes do Mercosul e do Turismo.

Secretaria de Saúde confirma: homem preso por danos na cidade continua hospitalizado


Tiveram destaque na cerimônia o Centro Empresarial, a assessora da Secretaria do Estado do Turismo, Esporte e Lazer Márcia Pacheco e assessores do deputado estadual Afonso Motta. Luís Gomes comentou que a “linguiça produzida em Alegrete vai ganhar o mundo, que o evento seja perene, completo com a união do setor cultural, industrial e o consumidor”. Carolina Freitas Figueiredo declarou comovida que “para alguns é uma linda festa, para outros um momento memorável. É uma honra viver esse momento ao lado de pessoas tão valorosas”, enfatizou, ainda, que muitas famílias foram impactadas com o festival, aquelas que fazem o solo crescer de sol a sol. O secretário de Agricultura e Pecuária Daniel Gindri reforçou os critérios que fizeram com que os alimentos fossem seguros para comercialização. O vereador Luciano Belmonte desejou “vida longa ao festival”, o vice-prefeito, Jesse Trindade, elogiou a imprensa alegretente afirmando sua importância no auxílio da divulgação das atividades da prefeitura. O prefeito, Márcio Amaral, foi o último a pronunciar, enalteceu o trabalho da vigilância sanitária, repreendeu o comércio ilegal e parabenizou o público que prestigiou desde cedo o Festival. Após os discursos das autoridades, ocorreram momentos de descontração, como a entrega dos aventais personalizados aos organizadores, indivíduos e empresas primordiais para a realização da festividade.

Alvo de suspensão da Anvisa, Fugini é investigada por suspeita de contaminação de molhos de tomate no RS


Elsa Steinhorst Kraetzig, turismóloga que está retornando ao município, fez trabalho voluntário para auxiliar no novo momento de turismo da cidade, a expectativa para os próximos dias é que as pessoas se apropriem do evento e criem memórias afetivas, aproveitem para degustar os sabores da linguiça campeira e divirtam-se com suas família, ela indicou o rodeio, escolinha da brigada e outras atrações oferecidas.

Especial Semana da Mulher| As múltiplas faces de Geaninne Lopes


Cristiane Tambara é expositora e representa a agroindústria oferecendo degustações de linguiças. Já Patrícia Reis da Luz, analista de relacionamento do SEBRAE-RS, diz que o evento já se consolidou e será o motivo de anualmente se comemorar e valorizar a linguiça produzida em Alegrete.


Se você quer ficar por dentro de toda a programação do evento, pode baixar o aplicativo no Play ou Apple Store intitulado Festival da Linguiça Campeira. O sábado (15) trará diversas atividades para a cidade mais gaudéria do mundo, além de muita linguiça campeira para petiscar, é um momento para aclamar a cultura única de Alegrete, ver pessoas interessantes e prestigiar boa música e arte.


Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários