Produtor de Alegrete colhe mais de 4 toneladas de Noz-pecã

Pioneiro nessa cultura que, começa produzir depois de sete anos a noz pecã, traz muitos benefícios à saúde.

A busca por novas atividades na área do agronegócio em Alegrete é uma constante, para implementar outros trabalhos e renda. Um produtor que viu possibilidades em plantar Nogueira foi Henrique Dorneles Fernandes. Lá em 2013 ele inciou o seu pomar, na Fazenda da Cascata no Parové. Inicialmente foram plantadas 550 mudas certificadas e adquiridas na empresa Pecanita de Cachoeira do Sul, em uma área de 5,5ha. Deste total, conforme Dorneles, hoje existem 470 árvores em produção.

Enquanto esteve preso, homem teve a casa arrombada

Henrique Doneles Fernandes no pomar de noz em Alegrete
Henrique Dorneles Fernandes no pomar de noz em Alegrete

A primeira produção foi após sete anos, porém a mais significativa foi este ano, quando o pomar de Nogueira completou 10 anos de plantio. A produção de noz pecã foi de 4,5 toneladas, o que possibilitou uma colheita mecanizada. Ele explica que nos três primeiros anos as mudas eram irrigadas na primavera e no verão, em um sistema manual com reboque/tanque caso ficasse mais de 15 dias sem chuva. Após o sétimo ano foram feitas anualmente podas de formação e após podas de manutenção. E todos os anos as mudas recebem duas ou três aplicação de ureia e uma de adubo NPK, além de pulverização com zinco nas folhas.

Aos 90 anos, avó e madrinha de muitos, teve pela primeira vez festa de aniversário

Pomar de noz pecan em Alegrete
Pomar de noz pecã em Alegrete

-Esperamos que a produção ainda aumente um pouco nos próximos anos, isso porque a Nogueira atinge a maturidade produtiva aproximadamente ao completar 12 anos, considera o produtor Henrique Dorneles.

O pomar fica isolado apenas durante os três meses que antecedem a colheita, que é no Outono. Durante o inverno é plantada pastagem para manejar as ovelhas com cria. E durante o restante do ano, o pomar fica aberto para bovinos e ovinos que aproveitam a sombra das árvores para o bem estar. Todos os manejos citados seguem, sendo feitos todos os anos: poda, adubação, pulverização, a além do controle de formigas e aplicação de herbicidas, antes do período da colheita.

Vendo o filho ferido, mãe descreve o choro mais intenso e profundo que já teve

Colheita de noz pecan em Alegrete- RS
Colheita de noz pecã em Alegrete- RS

O plantio de noz pecãn trata-se de uma cultura que demora dar resultado financeiro, entretanto seu produto é bastante resistente e bem aceito no mercado e trata-se de uma árvore que possui vida útil de mais de cem anos. O consumo da noz ajuda a saúde em geral, inclusive do coração, contra radicais livres, melhora a saúde dos ossos, do cabelo, dentre vários outros benefícios.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários