Rito ancestral: “O Velório da Cruz” leva Grupo Nativista Ibirapuitã à final do Enart

O Grupo Nativista Ibirapuitã garantiu sua vaga na final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2023, na modalidade Força A.

O enredo apresentado pelo elenco adulto do GN Ibirapuitã abordou a história de um povoado na Fronteira, onde um morador desapareceu e foi posteriormente declarado como falecido. Em razão da ausência do corpo, a comunidade realiza o ritual do “Velório da Cruz”, um antigo costume na região de Fronteira.

Dois novos ônibus são incorporados à frota do transporte coletivo de Alegrete

De acordo com o instrutor coordenador, Rafael Machado, o tema escolhido pelo grupo, intitulado “O Velório da Cruz”, representa um dos ritos mais antigos da Fronteira. Esse ritual é realizado no sétimo dia após a morte do indivíduo, iniciando-se com o batismo da cruz pelo padrinho escolhido pela família, geralmente o amigo mais próximo do falecido. O velório tem a duração de um dia e, ao seu término, é comum realizar um baile em homenagem ao falecido. A cruz, é então conduzida em um cortejo até o cemitério.

Moradores do Parové são contemplados com projeto de apoio à Pecuária Familiar

A 36ª edição do Enart ocorrerá entre os dias 24 e 26 de novembro, no Parque da Oktoberfest. Este é considerado o maior evento de arte amadora da América Latina, contando com dez palcos que abrigarão mais de 20 modalidades, como dança, chula, intérprete vocal, trovas, instrumentais, entre outras. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estima a participação de mais de quatro mil e quinhentos competidores neste ano.

Espetáculos exuberantes na segunda noite do Dança Alegre Alegrete

Além do Grupo Nativista Ibirapuitã (4ª RT), outros grupos que se destacaram e garantiram vaga na final foram DTG Poncho Verde, de Panambi (9ª RT), CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz (5ª RT), e CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha (1ª RT). Essas classificações reforçam a diversidade e representatividade das manifestações culturais gaúchas no Enart 2023. O coordenador, Adriani Blaskesi, destaca que a apresentação deverá ocorrer entre 11h e 11h30, neste domingo(26).

“A classificação para a grande final é a coroação do trabalho de um ano inteiro, pois estar entre os 20 finalistas do Estado, foi o nosso primeiro passo; amanhã, o nosso próximo passo é estarmos preparados para voos mais altos.”- enfatizou Adriani.

À noite, seguem as apresentações, dentre elas, do CTG Farroupilha de Alegrete, por volta das 22h.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários