
A equipe do Serviço de Atenção Multidisciplinar de Urgência em Saúde Mental (SAMU Mental), está presente em muitas ações registradas pelo Alegrete Tudo – PAT.
A psicologia conclui; a pandemia está nos ensinando um novo jeito de viver e morrer
São atuações junto à Brigada Militar, Bombeiros em resgate de pessoas que tentam algo contra si, trabalhos de resgate em via pública, relacionados ao alcoolismo e dependência química. O projeto busca garantir o atendimento humanizado e técnico aos usuários do Sistema de Saúde Mental.
O SAMU Mental funciona 24h através do telefone (55) 99155 3363 e pode ser acionado em casos de surtos psicóticos, quadros de depressão, transtornos de ansiedade graves e tentativas de suicídio.
Ser quem você é: esse é o primeiro passo para viver e ser feliz
Um dos exemplos foi na manhã de sábado(30), em que a reportagem recebeu a foto de um homem que estava colocando a própria vida em risco ao passar em frente aos carros e cair diversas vezes devido ao alcoolismo. Assim que foi comunicada, a equipe que estava no Samu Mental foi ao endereço , na Avenida Assis Brasil , identificou a pessoa e realizou o acolhimento. O homem, que estava sem ferimentos, embora tenta caído algumas vezes, foi encaminhado até a residência de um irmão que o recebeu, além de todas as orientações sobre o atendimento da rede – CAPS AD.
A família foi orientada a procurar pelo serviço de assistência a dependentes do álcool, na próxima quarta-feira. O CAPS AD tem uma rede com psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, entre outros serviços.
A equipe técnica do Samu Mental também participa de capacitação permanente para atender as urgências psiquiátricas. Samu Mental foi implementado no ano de 2019, através da busca da Coordenadora da Saúde Mental no Município – a psicóloga Nádia Mileto.