Pequenos do Francisco Carlos aprendem educação fiscal de forma divertida

Grandes ações entre pequenos cidadãos: O estímulo à consciência e a Educação Fiscal desde a infância

Ações significativas entre os pequenos cidadãos: O estímulo à consciência e à Educação Fiscal desde a infância.

A Educação Fiscal é algo que todos nós devemos compreender, inclusive nossas crianças. A turma do 5° Ano da EMEB Francisco Carlos está imersa no projeto “Criança Cidadã: Vivenciando a Educação Fiscal na Escola”. O projeto está em desenvolvimento, com as ações coordenadas pela professora Mariana Vargas Ferreira e a Equipe Gestora, contando com a colaboração da comunidade escolar nesse processo de aprendizado contínuo.

Personagens da Aldeia| Laurisnei de Castro, o “Ruivo” cria do Rincão da Palma

A turma iniciou explorando seus conhecimentos prévios sobre os serviços públicos e a importância dos tributos. A partir da proposta de criação de uma nuvem de palavras, os estudantes ultrapassaram os limites do caderno e utilizaram recursos tecnológicos para expressar suas concepções sobre o tema, criando uma nuvem virtual coletivamente com o uso da tela interativa. A proposta educativa também incluiu recursos audiovisuais, através de animações produzidas por outros municípios gaúchos sobre a temática, e explorou a obra literária da escritora alegretense Patrícia Albuquerque, intitulada “O Jardim dos Tributos”.

Justiça condena homem que planejou emboscada e feriu a tiros menor de 17 anos

Educação fiscal no Francisco Carlos

Os alunos também exploraram a plataforma ClickIdeia para editar histórias em quadrinhos, transformando seus quadrinhos feitos manualmente em versões virtuais, integrando assim práticas educativas aos meios digitais. Além disso, participaram de dinâmicas para compreender a importância de cada contribuinte dentro do sistema de arrecadação de impostos, a necessidade de solicitar a nota fiscal em suas compras, e identificar práticas criminosas como a sonegação de impostos e a corrupção.

Essas experiências interativas continuarão ao longo do ano letivo, conforme destacado pelo diretor Marcos Anderson Generoso da Silva, com o objetivo de abordar questões do cotidiano, transformando a escola em um espaço de formação da cidadania, do pensamento crítico e da reflexão sobre o uso dos serviços públicos em nosso país, bem como sobre a importância da arrecadação de impostos e seu uso adequado, o que se reflete em uma melhor qualidade de vida para cada cidadão.

“Se tiverem oportunidade, não deixem passar” – ensina músico de Alegrete, atualmente no Paraná

Educação fiscal no Francisco Carlos
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários