Imagens e a real situação da estiagem em Alegrete e região

O Rio Grande do Sul enfrenta novamente uma grande estiagem durante a safra. São registradas perdas em milho sequeiro, falta de água para os animais e abastecimento de pessoas, baixas na produção de leite e já se nota os primeiros impactos na soja e no arroz.

Samu recolhe mulher dormindo em vala na BR 290

A situação varia bastante entre as regiões do estado. Na terça-feira(24), a Defesa Civil contabilizava 149 municípios gaúchos em situação de emergência.

Dos Município da região, e que as imagens causam um maior impacto, estão Manoel Viana e Rosário do Sul, ambos com praia.

Meninos determinados e sonhadores é outro nível

Destes, o primeiro a decretar situação de emergência foi Manoel Viana. No último dia 12 de janeiro, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 66/2023 que homologa a Situação de Emergência no Município de Manoel Viana em decorrência da estiagem.

O amor e o casamento – o final feliz de Roberta e Emanoel

Rosário do Sul foi no último dia 19. O decreto que declara a situação de emergência no Município foi assinado pelo prefeito em exercício Eduardo Ustra Ribeiro e aguarda a homologação do Estado.

Em relação ao Rio Vacacaí, o professor e pesquisador Beraldo Figueiredo fez um comparativo em relação ao mesmo período do ano passado e desse. Ele pondera que na seca de 2022 o Passo do Pinto, era um filete de água e nesta de 2023 o rio no mesmo mês está bem melhor. Assim como a vegetação mais verde.

Isaac foi um raio de luz na vida de Herton e Lidiane

Desta forma indaga se podem ser as chuvas localizadas que fazem o Rio Vacacaí ter um bom nível de água.

Já em Alegrete, o Prefeito Márcio Amaral juntamente com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Defesa Civil reuniu-se com representantes de instituições ligadas ao setor primário como a EMATER, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e IRGA, no Centro Administrativo Municipal, na manhã de ontem.

Conforme as discussões trazidas à reunião, a respeito dos danos sociais e econômicos causados pela falta de chuva, os participantes decidiram que este é o momento oportuno para decretar situação de emergência devido à estiagem.

Sacola de lixo arremessada de edifício atinge transeunte e seu pet; detritos também acertaram um automóvel


Desde dezembro, os prejuízos econômicos e produtivos causados pela deficiência hídrica vêm sendo monitorados pela Secretaria de Agricultura e Emater.

A Defesa Civil do Município pontua que mantém o abastecimento de água potável na Zona Rural, para mais de 40 famílias em várias localidades do Município. E em conjunto com o Sindicato Rural de Alegrete, leva informações referentes ao combate de incêndios nos campos. Nestes pontos, há registros de seca em alguns açudes e barragens comprometidas – abaixo imagens da Harmonia e GuassoBoi.

Um trabalhador na área de assistências a lavouras, enviou uma foto da localidade da Harmonia. Ele citou que a estiagem já atinge muitas regiões, entretanto, até o momento, com o controle da água a perda não tem sido expressiva. Contudo, pondera que alguns produtores já tiveram perdas nas lavouras de arroz, pequenas perdas, mas já há registros.

Delegada de Polícia Fernanda Mendonça faz balanço do ano e das investigações de assassinatos em 2022

Sendo assim, a cidade de Alegrete aguarda o reconhecimento do decreto para receber recursos do governo estadual para amenizar os prejuízos causados pela estiagem.

O nível do Rio em Alegrete está em 84cm, conforme estação da CPRM .

Menor é ferido com golpes de faca na Praça Getúlio Vargas

Em 2020, o Rio Ibirapuitã em Alegrete atingiu seu nível mínimo de 67 centímetros, no dia 10 de março.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários