PC do B realiza Conferência Municipal de Combate ao Racismo

No último sábado (1º), o Partido Comunista do Brasil em Alegrete realizou uma conferência municipal de combate ao racismo. A atividade teve como ambiente a Plataforma Google Meet, onde se consolidou o evento pautado no combate ao racismo.

A iniciativa foi promovida pela direção municipal do PC do B – Partido Comunista do Brasil de Alegrete, onde além dos debates, foram apresentadas propostas para a conferência nacional do partido.

O encontro foi coordenado pelo Presidente Municipal, Gilmar de Lima Martins, e contou com a participação, além de membros da direção do PC do B local, da Vice-Presidente estadual, Luciane Pereira da Silva, do Presidente estadual do PCdoB, Antônio Augusto Medeiros, convidados e convidadas.

Mulheres da Igreja do Evangelho Quadrangular se reúnem para celebrar a troca de estação

Luciane Pereira da Silva fez a abertura da Conferência, realçando a importância do debate proposto e referindo o papel que o PCdoB do RS, em particular, está cumprindo neste momento, quando elegeu uma Deputada Estadual, Bruna Rodrigues, integrante da primeira Bancada Negra da Assembleia Legislativa e também da Deputada Federal, Daiana Santos.

Antes da abertura dos debates, a convidada Eva Lima, professora da rede municipal, fez a leitura do poema Vozes-Mulheres, da poeta e escritora Conceição Evaristo.

Consumo de drogas, um flagelo que começa cada vez mais cedo; veja os números locais

Dentre as atividades da Conferência, foi feita a leitura de um resumo do documento, por Virgínia do Rosário, Paula Quilião, Viviane Bilhalba e Ana Caroline Costa.

As teses debatidas apresentam rica e profunda análise e contextualização histórica do processo de sedimentação do racismo no Brasil, constituído a partir da escravização dos povos originários, indígenas, e do povo negro, a partir de uma interpretação que se alicerça no pensamento marxista.

Várias temáticas abordadas pelo documento foram objeto de manifestações dos participantes, tais como religiosidade de matriz africana, violência e encarceramento, feminismo e racismo, mercado e condições de trabalho, juventude negra e a atuação partidária na luta contra o racismo.

Felipe Cipolat já tem diagnóstico e o tratamento teve início

Neste particular, foram feitas referências às lideranças comunistas negras que, ao longo dos anos, foram consolidando o compromisso do PCdoB nesta frente, com destaque à obra do historiador Clóvis Moura.

A avaliação de todos os presentes foi de que, neste 01 de julho, o PCdoB Alegrete fez uma importante atividade, que se soma à indispensável luta pela afirmação de uma sociedade livre do racismo e de todas as formas de discriminação, opressão e exploração.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários