Coronel Lopes da Cruz, o militar que quebrou paradigmas em Alegrete

Ainda um jovem comandante que, em dois anos em Alegrete, o Coronel Gustavo Lopes da Cruz comandante do 6º RCB deixa sua marca indelével na comunidade ao passar o comando da unidade no alto da Colina dos Masgraus, para ir para a Escola de Comando do Estado Maior do Exército- ECEME no Rio de Janeiro.

Muito falante, com uma altivez única, Lopes da Cruz, carioca da gema, diz em bom som que Alegrete é sua cidade do coração e que vai daqui porque a profissão assim exige. O seu engajamento com a comunidade foi algo inexplicável. O militar que se diz intenso em tudo o que faz, além de administrar a unidade militar e comandar 746 homens da arma de cavalaria participa de muitas atividades em Alegrete.

Lopes da Cruz na Semana dos Festejos Farroupilha de 2023

Operação integrada promove fiscalização abrangente em Alegrete

Ele afirma amar o que faz, e sua conexão familiar com o campo e os cavalos o tornam apaixonado pela cultura gaúcha. De acordo com ele, essa cultura se alinha com os valores de civismo, patriotismo e amor à terra que, segundo ele, são fundamentais para uma nação ser livre e soberana. “Eu não sei cantar o hino do meu Estado, mas aqui, junto aos alegretenses, encho o peito para entoar com orgulho o hino riograndense”, destaca. Ele também ressalta sua participação nos desfiles dos gaúchos durante os dois anos em que esteve na Terceira Capital Farroupilha.

Com a esposa

Lopes da Cruz é um atleta desde muito jovem, inicialmente no atletismo e, posteriormente, no hipismo. Ele faz parte da Seleção Brasileira, o que o levou a incentivar e apoiar competições esportivas na cidade. “A meia maratona é motivo de orgulho, pois motivamos tantas pessoas que se formaram grupos de corrida na cidade, e muitos que eram sedentários passaram a participar de corridas”, destaca. Ele enfatiza que o esporte é uma ferramenta para transformar realidades e moldar indivíduos não apenas competitivos, mas também com o espírito de cooperação e cidadania.

Denúncia de maus-tratos em animais se confirma; proprietária deverá responder legalmente

O militar acredita que, além da missão primordial do Exército, a unidade também deve participar ativamente das sociedades em que está inserida, auxiliando no que for possível em questões sociais e no desenvolvimento da cidade. Ele acredita que a cidade está progredindo no sentido de projetos empreendedores, mas expressa o desejo de ver o Alegrete, que tanto estima, com mais árvores e projetos de jardinagem.

E já com saudade digo: em junho de 2024 estarei de volta ao Baita Chão para receber o Troféu Taipeiro indicado pelos produtores.

Dois irmãos são indiciados por crime de crueldade animal em Alegrete

O novo comandante que assumirá o 6º RCB, Major Carlos Artur Cesari, afirma ter ideias muito semelhantes às de Lopes da Cruz e pretende manter essa sinergia com a sociedade alegretense. Ele assumirá suas funções no próximo dia 15 de dezembro e, sempre ao lado do atual comandante, buscará se inteirar de toda a rotina do Regimento, além de conhecer as lideranças e meios de comunicação da cidade.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários